18
mai

De uns anos pra cá pudemos notar uma redução considerável nos partos normais. Tudo encaminha pra cesárea.

Alguns médicos nem mesmo esperam tempo suficiente e já preferem aconselhar suas pacientes a marcar a data do parto. Economizam tempo e ganham mais dinheiro com a cirurgia do que se passar horas trabalhando com uma única paciente em trabalho de parto natural.

Vi recentemente uma matéria na TV onde um obstetra dizia que alguns médicos hoje em dia sequer sabem conduzir um parto normal, e até por isso optam pela cesarea.

A verdade é que o parto normal tem uma série de benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Ao entrar em trabalho de parto o organismo se prepara para a chegada do bebê. A recuperação do parto normal é absurdamente mais rápida. Vale lembrar que a cesárea é uma cirurgia como outra qualquer, com cortes, risco de infecção e de reações com a anestesia, e deve ser uma opção só em casos onde o parto normal realmente não é possível e oferece riscos pra mãe ou para o bebê.

Até que ponto vale a pena correr esses riscos só pelo medo da dor do parto normal?

Veja o vídeo e saiba um pouco mais das diferenças entre parto normal e cesárea.

Converse com seu médico, tire suas dúvidas e não deixe o medo falar mais alto!

  • Rebeca Bricio

     Olá! Adorei a postagem e sou super a favor do parto normal. Eu fui abandonada pelo meu G.O. na 39ª semana de gravidez por me manter firme na opção de ter um parto normal. Ele não gostou, sendo que havia prometido que faria. Eu estava ótima e pq não esperar? Então a minha única opção foi ir para um hospital universitário. Tive, mas o tratamento é péssimo. Eles te humilham e eu me senti culpada em ter optado pelo parto normal, pois vc fica abandonada o a noite toda, é algo desumano. Mas não me arrependo de nada. E me sinto muito realizada com o meu PN. Toda dor que eu senti foi embora na hora que o meu filho nasceu. A minha episio em duas semanas já estava sem os pontos. E emagreci os 9 quilos em 3 dias. (ok, meu filho nasceu com quase 4) 

    Eu faria uma cesária se eu precisasse. Mas eu estando ótima de saúde, com o bebê encaixado, e sem medo de sentir a dor sabendo que é muito mais saudável para o meu bebê e para mim, para que antecipar? Pq o médico não quer esperar? E te garanto que se eu tivesse ido para qualquer hospital particular nenhum médico iria esperar 12h para eu poder ter um PN… com certeza na primeira meia hora iam falar: Ah, vc não tem dilatação!!!! e meteriam a faca na minha barriga!!!

    A cesária quando necessária eu tenho total acordo, mas desnecessária, só pq o médico é preguiçoso??? Pq se ele se importasse realmente com a paciênte, ele iria recomendá-la para um PN.

    beijosssssss

    Rebeca Bricio
    http://www.mulherquepariu.blogspot.com

  • http://www.tramadopormulheres.com.br Kel

    Obrigada pelo comentário e por contar sua história Rebeca… adorei!

    Sabe que quando penso nisso tenho muito medo disso acontecer? de eu bater o pé que quero parto normal e o médico me abandonar no final da gravidez? morro de medo! e isso que nem to grávida ainda hauhauahua… mas quero conversar com meu médico já no início do pré-natal e deixar claro que se existir essa possibilidade pra ele nem começar e me deixar livre pra procurar outro médico pra me acompanhar a gravidez inteira

    Espero que não seja necessário… mas sei-lá

  • http://twitter.com/diianagothic Diana Almeida

    Antes mesmo que minha médica pudesse me abandonar, já disse logo que queria o parto normal! Como sei que medico de plano de saúde sempre opta pela cesárea, já decidi logo que teria pelo SUS! Pode não ter a mesma assistência que uma maternidade particular, mas aqui na minha cidade Campo Grande - MS há maternidades de confiança mesmo sendo públicas! Já escolhi minha maternidade e quando chegar a hora só precisarei ir para lá! A única coisa que precisei fazer foi entrar para o sistema de pré natal do SUS, mas como minha tia trabalha na área da saúde na rede municipal, só precisei fazer os exames exigidos para poder entrar no sistema.  Sou mais que a favor do parto normal, mesmo tendo a questão da dor, a ligação que mãe e filho cria na hora do parto não é mesma que um simples corte na barriga! A emoção de poder dar a luz é muito mais que mágica, é única!

  • http://www.tramadopormulheres.com.br Kel

    infelizmente em minha cidade é bastante complicado depender do SUS para um parto… aqui tudo é otimo no SUS, o pré-natal é excelente, mas o hospital público é bastante precário quando o assunto é obstetrícia… triste mas verdade

    e aqui só tem 2 hospitais… esse que atende SUS e particular (convenios) e um outro que só atende particular mas não tem UTI neo-natal nem nada… por isso que escolhi um médico em Campinas e pretendo fazer meu pré natal e ter meu filho por lá… vou me sentir muito mais segura!

  • http://twitter.com/camyrocker Camila Deutschmann

    Eu desde o começo exigi um parto normal, porque muitas mulheres (inclusive a minha mãe, mãe de 2 filhas) revelam que para a recuperação é muito melhor e menos dolorido. Sim, é mais “assustador” na hora de dar a luz, eu senti muita dor e muito medo ahaha, mas é tudo normal! Preferi sentir dor na hora, do que ter mais dor na minha recuperação. Ganhei meu bebê na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, pelo SUS também e fui muito bem atendida! Ótimos profissionais (lógico que tinha uma ou outra enfermeira meio de mau humor, mas nada pessoal comigo), cuidaram muito bem de mim e da minha filha, o médico que realizou o meu parto foi super cuidadoso comigo (eu tenho uma preferencia por médico, do que médica, sempre me atenderam melhor), tentou me deixar o mais tranquila possível, foi calmo e gentil. O único desconforto que senti foi nas contrações, normal ahaha! Eu recomendo sim parto normal!

  • Claudia A. de Paula Paiva

    Ola! Adorei os comentarios!
    Bem, eu estou gravida de 40 semanas, desde o inicio da minha gravidez estive decidida por parto normal, agora eis essa questao, como ja completei 40 semanas e ainda nao tenho dores, meu medico ja marcou a cesarea para quinta-feira (26/05), que no caso seria o ultimo prazo pra eu esperar se teria contracoes ou nao. Na verdade estou tranquila, deixei nas maos de Deus, apesar de saber dos beneficios do parto normal, se pudesse inssistiria com o medico para esperar por pelo menos mais uma semana. Minha irma mora na Inglaterra e teve seu bebe na ultima terca-feira (17/05), de parto normal, ja que la eles aguardam ate os ultimos minutos mesmo, so fazem cesarea em ultimos casos, e mais sofrido, tanto que ela ficou 32 horas em trabalho de parto :( mas no final deu td certo. Estou na expectativa, quem sabe o BENJAMIN ainda nao resolve vir antes de quinta-feira ne?! Deus e quem sabe ;-)

  • Mayara

    nas minhas contas estou de 40 semanas  queria saber se e parto normal ou sesaria não estou dilatando nem tendo sangramento

  • Juliana Finde

    Nossa pessoal! Isso é um absurdo! Não sabia que os médicos nao deixam vcs escolherem! Eu tive a opção de escolher e foi cesárea, pq eu sou muito medrosa! Mesmo com todos beneficios, eu ainda sim preferi cesárea. Nao sei se é tao saudável esperar até o ultimo minuto e ter um trabalho de parto sofrido. Conheci uma mulher argentina que perdeu seu bebe, nessa espera. Acabou passando da hora! O bebe morreu!

  • Cinthia_du@hotmail.com

    gostei do video muito emocionante!!!