Se você se acha pronta pra ter um filho, seja o primeiro ou para aumentar a família, e está tentando há algum tempo mas está com dificuldades, é importante saber que muitos casais, completamente saudáveis, encontram dificuldades pra engravidar no primeiro ano de tentativa. São poucos os que conseguem nos primeiros 3 meses.

Mas não é porque você não está conseguindo que significa que tenha algum problema.

tentando-engravidar

Veja algumas coisas que podem te ajudar:

Exercite-se mais

Se a dificuldade de engravidar estiver relacionada à sua ovulação, os exercícios físicos podem te ajudar. Exercícios aeróbicos, como correr ou subir escadas ativa sua circulação e sua freqüência cardíaca, bem como ajuda a perder peso. O aumento da massa muscular deixa seu corpo mais sensível à insulina, que promove a função do ovário.

Coma carboidratos saudáveis

Alto nível de açúcar no sangue faz mal à saúde, mas a falta de açucar também não é legal. Você precisa comer mais frutas, verduras e grãos integrais, para manter o açucar do seu sangue num nível bacana, sem aumentar demais, mas sem deixá-lo cair drasticamente.

Beba leite integral.

Nada de leite e iogurte desnatado. Os derivados de leite desnatados, com baixa concentração de gordura, aumentam os hormônios que estão ligados à síndrome dos ovários policísticos. Então, se você está tentando engravidar, o ideal é beber o leite integral.

Perca OU ganhe peso.

Essa é a parte difícil de dizer, principalmente porque eu sei que estou fora do meu peso ideal, mas o seu peso realmente pode afetar suas chances de engravidar.
Se você está acima ou até mesmo abaixo do peso, o seu corpo será afetado pelos hormônios. Estar acima do peso prejudica a sua ovulação e estar abaixo do peso do seu organismo conservar a energia que necessita – incluindo a energia necessária para o funcionamento dos ovários.

Evite óleos hidrogenados

Você sabia que os óleos hidrogenados podem lhe causar infertilidade?
Esses óleos causam a inflamação e a sua capacidade de ovular e conceber um bebê será impedida pela inflamação causada por este tipo de óleo. Batata frita, ou qualquer outro alimento que contém óleo hidrogenado deve ser riscado do seu cardápio.

Pare de tentar

Como assim, Raquel? Está louca? Eu quero um bebê e você me diz pra parar de tentar?
Pois é! Tenho certeza você já ouviu isso antes: Não tente, e isso vai acontecer! E até pode ter alguma verdade nisso.
Enquanto você se preocupa demais, fica ansiosa e passa o mês fazendo contas, seu corpo pode te pregar uma peça e te fazer ovular alguns dias antes ou depois do que você esperava e te faz perder sua chance. Então o jeito é relaxar, aproveitar essa fase das tentativas e parar com as contas. Deixe acontecer.

Procure um médico

Agora, se já passa de um ano que está tentando e nada acontece, pode ser hora de visitar seu médico. Além de ser capaz de oferecer conselhos que eu não mencionei aqui ele vai te pedir uma porção de exames, para ter certeza que está tudo bem com vocês e pode até ajudar com tratamento hormonal ou qualquer outro tipo de tratamento necessário.

Nada melhor do que a orientação de um profissional que está lá para te ajudar a realizar o seu sonho.
Dizer pra não deixar a ansiedade atrapalhar e pedir paciência realmente não é uma tarefa fácil. Coisa que só nós, que estamos passando por isso, sabemos. E ter o resultado negativo mês após mês começa a ser até frustrante.
Mas ter a cabeça no lugar e não deixar a esperança acabar faz muito bem!

E você, o que tem feito para aumentar suas chances de engravidar? Você já tentou algo que eu não disse aqui? Conte pra gente!

E siga-me no twitter.

  • Nenga

    Eu venho tentando a varios meses e naum consigo engravidar de jeito nenhum..tenho medo de estar com algum problemaa

  • Raquel

    @Nenga, o medo é normal, mas esperar mais só aumenta a ansiedade! é melhor descobrir e, se for necessário, tratar!

    Beijos e boa sorte nas tentativas!

  • princesa

    estou abaixo do meu peso e não consigo engravidar assim como tbm não consigo ganhar peso o que eu faço pois desejo muito ter um filho e ja tento ha quase um ano

  • Nenapires_frannca

    estou tentando engravidar a 5 anos ñ tenho problemas e nem meu marido o que faÇo?

  • Robertaedudu

    oi eu também estou tentando a seis meses e nada o que eu faço estou muito ansiosa só ficou pesando e a família também na pressão.